No início da década de 1980, o mercado dos jogos eletrônicos nos EUA passou por uma crise séria, conhecida como 🛡 o "crash" dos jogos de
de 1983. Esta crise teve dois efeitos duradouros no mercado. O primeiro foi o 🛡 de que a liderança no mercado de consoles de jogos de video passou do Estados Unidos para o Japão.
Antes do 🛡 crash, os EUA eram o centro da indústria dos jogos eletrônicos, com empresas como Atari e Magnavox liderando o caminho. 🛡 No entanto, com a chegada do crashe, muitas empresas norte-americanas faliram ou foram forçadas a sair do negócio.
Em contraste, no 🛡 Japão, o crash dos jogos de
foi mais uma surpresa do que uma crise. Embora o mercado japonês também 🛡 foi atingido pelo crash, ele se recuperou muito mais rápido do que o mercado norte-americano.
Como resultado, as empresas japonesas, como 🛡 Nintendo e Sega, aproveitaram a oportunidade para preencher o vazio deixado no mercado e se tornarem líderes no setor de 🛡 jogos eletrônicos.
Um dos primeiros jogos a utilizar gráficos em crash cassino rolagem foi Jump Bug, um simples jogo de platiforrmas-shooter desenvolvido 🛡 pela Alpha Denshi. Embora a indústria norte-americana de jogos eletrônicos tenha sido devastada pelo crash de 1983, no Japão, o 🛡 choque foi mais leve, sendo conhecido como o "Atari Shock"